Alem de seguir o conselho do Ruda (ajustando as configuracoes do cache do ZODB) investigue se sua aplicacao nao esta levantando muitos objetos do ZODB. Invista seu tempo usando o catalogo (e nao saia "varrendo" objetos) e nao se iluda: o cache do ZODB ajuda, mas nao faz milagre contra aplicacao com bloating ou com scripts que levantam quantidades insanas de objetos.

Na Camara, cada uma de minhas instancias requer cerca de 400MB de RAM, mas meu Data.fs tem de 6 a 7 GB. Uma medida "media" é reservar 10% do tamanho do seu Data.fs para cada instancia. Valores de uso de memoria muito acima disso é sinal de aplicação com problemas.

On 7/11/06, Ruda Filgueiras <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
On 7/11/06, Francisco Lopes de Faria <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Python 2.3.5
> Zope 2.8.6
> Plone 2.1
> >
> zserver-threads  10
> cache-size 300MB * mas tem também outro cache-size em  numero de objetos
> cache-size   300000000

Mande a configuração total da conexão ZEO.
O ache em MB é do cliente ZEO e o cache em número de objetos para o ZODB.

> Eita entao acho que fizemos besteira :S hehehe
> Pode nos dar uma luz? :D

Nesse caso, o cliente ZEO para cada uma das 4 instancias vai alocar
300MB de cache = 1.2GB somente pra isso.

E se o seu outro parâmentro de cache-size for para número de objetos
do ZODB em cache para cada THREAD, 300000000 é muita coisa.. !!!
Tente algo entre 1000-5000, a depender da memória que dispuser e do
número de THREADS.

Abaixo segue um exemplo comentado que vem no zope.conf que ajuda a entender:

# <zodb_db main>
#   mount-point /
#   # ZODB cache, in number of objects
#   cache-size 5000
#   <zeoclient>
#     server localhost:8100
#     storage 1
#     name zeostorage
#     var $INSTANCE/var
#     # ZEO client cache, in bytes
#     cache-size 20MB
#     # Uncomment to have a persistent disk cache
#     #client zeo1
#   </zeoclient>
# </zodb_db>

--
Rudá Porto Filgueiras
Empresa Livre

--
Fabiano Weimar dos Santos
Plone Developer and Consultant __._,_.___

Responder a