como eu faço para enviar o código do campo para o
script??

abra o login_form na zmi, clique na aba "Validation", procure por "edit default validators" e na caixa "Validators" inclua seu script para que ele seja chamado pelo form. Pode colocar mais de 1 separado por vírgula. Por ex: login_form_validate, meu_validador

e quando o script recebe com oeu faço para validar ou
não??

quando a validação falhar vc seta o status para 'failure'. Dê uma olhada no login_form_validate para exemplos.