Leandro Zanuz escreveu:
> Sugestão ao moderadores da lista:

Opa Leandro,

> Porque não costumizam a mensagem de boas-vindas da lista zope-pt no
> yahoogrupos
> para que quando os novos associados receberem a mensagem de inscrição no
> grupo
> já tenha na mesma alguns links para iniciantes como o tchezope etc..etc.

Muito boa sugestão! Eu estou guardando há algum tempo já o reminder da
python-brasil que, na minha opinião, é um exemplo que *devemos*
"plagiar". Segue a mensagem:

<mensagem>

Caros amigos Pythonistas,

Esta mensagem que enviada automaticamente para a lista com o propósito
de informar os novos participantes da comunidade sobre as regras deste
fórum e também para oferecer algumas dicas importantes sobre a conduta
em um fórum de discussões técnicas.

A mensagem abaixo é uma compilação das páginas
http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar e
http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/ComoFazerPerguntasInteligentes.

Essa lista utiliza o processo de pós-moderação e a não observância das
"Regras" da lista fará com que o membro seja advertido uma vez e
posteriormente, caso ocorra a reincidência do problema, excluído da
mesma (o banimento só ocorrerá em casos extremos).

Regras da Lista
===============

    * Não envie e-mails no formato HTML - Além de impossibilitar o uso de
      leitores de e-mail em modo texto (que é o caso da maioria das
      pessoas que usam GNU/Linux), você ainda possibilitará que o Yahoo!
      Groups adicione imagens de propaganda nos e-mails, fazendo com que
      pessoas que usem acesso discado tenham problemas para ler suas
      mensagens. Consulte a documentação do seu leitor de e-mail para
      desligar essa opção.

    * Não fuja do tópico da lista - A lista foi criada para discussões
      sobre Python. Apesar de Zope e Plone serem duas aplicações
      desenvolvidas em Python, é importante lembrar que existem outras
      listas de discussão com mais profissionais qualificados na
      utilização dessas aplicações, como as que se encontram na
      comunidade brasileira TcheZope.

    * Não envie anexos em mensagens - Imagine o volume de tráfego que um
      anexo de 200k gera quando é enviado para os mais de 500 assinantes
      da lista. Imagine também o usuário da lista que acessa a Internet
      através de uma conexão discada/lenta. No lugar de anexar arquivos
      na lista, disponibilize-o em algum lugar na web e envie o endereço
      para acessá-lo junto com uma breve descrição do que se trata o
      arquivo, desta forma somente quem quer ou pode baixar o arquivo
      irá fazê-lo e nenhum aborrecimento será causado para quem não quer
      ou não pode baixá-lo.

    * '''Desative mecanismos anti-spam para a lista''' - Aquela idéia
      irritante de proteção contra spams que o UOL usa, por exemplo, faz
      com que para cada e-mail postado na lista uma resposta seja gerada
      para o autor para que o mesmo entre em uma página para confirmar o
      e-mail. O membro da lista que esquecer de desativar esses
      mecanismos para a lista de discussão será sumariamente excluido
      (e não banido) da lista.

Dicas
=====

    * Procure no PythonBrasil (http://www.pythonbrasil.com.br) - O
      sistema de buscas do PythonBrasil funciona muito bem. Antes de
      perguntar algo na lista de discussão, certifique-se de que não
      existe algum documento aqui que resolva o seu problema.

    * Procure no Google (http://www.google.com) - É muito raro não
      encontrar algum esclarecimento de dúvidas no Google. Lembre-se:
      o Google é seu amigo.

    * Verifique o histórico da lista [1] - O histórico da lista serve
      como uma base de conhecimento. É bastante comum que outras pessoas
      já tenham passado pelo mesmo problema que você está enfrentando e
      já tiveram suas dúvidas esclarecidas na lista. Verifique no
      histórico da lista se não é este o caso antes de postar a mesma
      dúvida.

      [1] Utilize um dos dois sistemas (geralmente o primeiro é melhor):
          http://news.gmane.org/gmane.comp.python.brasil

    * Aprenda como fazer perguntas inteligentes [2] - Enviando uma
      mensagem com um subject adequado e formulando a questão
      adequadamente, você facilitará o trabalho de quem irá te ajudar e,
      no nosso caso, isso é muito importante. Coisas como enviar o trecho
      de código com problema e as mensagens de erro emitidas são de vital
      importância para que uma resposta possa ser dada.

      [2] Recomendo veementemente a leitura do artigo:
          http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/PerguntasInteligentes

    * Somos uma comunidade de voluntários - Lembre-se sempre que o
      PythonBrasil é uma comunidade formada por programadores
      voluntários. Ninguém tem a obrigação de te ajudar, apesar de
      todos se esforçarem para fazê-lo.

    * Se você souber inglês... - Se você conseguir ler documentação
      escrita em inglês, vale a pena consultar também o histórico da
      lista Python-Users. O Google provê a indexação dessas páginas,
      portanto, basta usá-lo para fazer pesquisas. Vale a pena ainda
      verificar o site oficial do Python (http://www.python.org).

Obrigado,
O Moderador

</mensagem>

Acho que *devemos* plagiar também a mensagem de boas vindas na lista e o
rodapé das mensagens! ;-)

Abraço,

--
Jean Ferri

Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer compartilhar
seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas !
http://br.answers.yahoo.com/