Oi João,

Vc. pode sobrescrever o método at_post_create da classe BaseObject no
teu conteúdo com o seguinte código:

def  at_post_create(self):
    """
    """
    pw = getToolByName(self, 'portal_workflow')
    pw.doActionFor(self, 'pendente')

Esse método sobreposto é executado após vc. criar um objeto do teu tipo
de conteúdo.
Existe tb. o at_post_edit, que é executado toda vez que o conteúdo é
editado.

Agradeço ao Dorneles que me apresentou a esses dois métodos que sempre
me ajudam bastante.

Fabiano Marcon
Universidade de Caxias do Sul