Daniel, talvez algum guru mais esperto que eu saiba te dar a solução, mas quero tentar te ajudar dando um toque sobre terminologia: quando se fala de pai e filho em OO isso pode ser ambíguo.

A maioria das vezes, o pai é a super-classe e o filho é a sub-classe. Mas pode ser também que se trate de uma relação de composição: o pai é um container e o filho é o objeto contido. No Zope2, com o mecanismo de aquisição, essa possível confusão fica ainda mais presente. Mas note que é fácil separar, desde que fique claro que herança é uma relação de pai-filho entre CLASSES, e aquisição é uma relação entre OBJETOS (instâncias de classes).

Isto posto, no problema que você relata você fala de "objeto pai (Questão)". Mas se Questao é uma classe abstrata, então ela não tem instâncias por definição! Acho que você está confundindo os conceitos.

Tente reformular a descrição do seu problema sendo mais preciso na distinção entre as relações. Aposto que ao fazer esta reformulação você vai encontrar sozinho a causa do problema!

[ ]s
Luciano