[ "rodrigoll_rj" <[EMAIL PROTECTED]> ]:

|  Grupo Zope, Bom dia!!!

 Bom dia Rodrigo, seja bem-vindo a comunidade.

|  Sou novo usuario do grupo, pois me interessei na
|  linguagem, e gostaria de saber se alguem pode me enviar dicas sobre o
|  Zope?

 Esta é uma pergunta muito genérica e difícil de responder de uma
 forma útil a não ser através de um livro de 500 páginas (pelo menos).
 Em geral, as listas são usadas para responder dúvidas mais específicas.

 Por enquanto, você deve se informar mais sobre Zope [1, 2] (que não é uma
 linguagem) e sobre Python [3, 4] (que é uma das linguagens que compõe o
 Zope).

|  E me passar algum procedimento consistente de instalacao da
|  linguagem...

 Interessante a sua preocupação com a "consistência" do procedimento,
 vc já se deparou com algum procedimento inconsistente ?
 De toda forma, o procedimento varia de acordo com a plataforma (S.O.)
 Eu utilizo o seguinte procedimento:

 I. Instalo a versão de Python adequada para a versão de Zope que
    desejo instalar. Geralmente Python já está presente na plataforma
    se for um Linux ou Mac OSX, mas pode não ser a versão correta.
    Use "python -V" para descobrir a versão instalada.
    Suponhamos que eu tenha escolhido Python 2.4.3.
       tar xvzf Python-2.4.3.tar.gz
       cd Python-2.4.3
       ./configure --prefix=/meu/dir/para/nao/conflitar/com/outras/versoes
       make
       make install

 II. Suponhamos que eu tenha escolhido Zope 2.9.4
       tar xvzf Zope-2.9.4.tar.gz
       cd Zope-2.9.4
       ./configure --prefix=/meu/dir/para/install \

--with-python=/meu/dir/para/nao/conflitar/com/outras/versoes/bin/python
       make
       make install
       /meu/dir/para/install/bin/mkzopeinstance
       # Este processo vai lhe pedir um dir para a instance e um login/senha
       /meu/dir/para/instance/bin/zopectl fg

 Esta orientação serve para Linux e outros sabores de Unix, inclusive
 Mac OSX 10.4.x. Para Windows (é possível) fica como dever de casa para
 vc. O procedimento acima admite algumas variantes (quiçá mais simples),
 mas eu coloquei uma forma que eu considero "consistente", ainda que
 não seja necessariamente a masi fácil para um iniciante.
 Mas vc também não solicitou a mais fácil, hehehe!
 Quem sabe uma alma caridosa ou um bom samaritano não complementam
 esta informação ? Mesmo assim, acho que vc agora tem subsídios
 para começar. Bom dia e boa sorte.

 [1] http://www.tchezope.org
 [2] http://zope.org
 [3] http://www.pythonbrasil.com.br