RESOLVI O PROBLEMA !!!!
Estava comparando tipo de dados diferentes...
alterei o código para:
  <option tal:repeat="edt context/listar_editoria"
          tal:attributes="value edt/codigo;
                          selected python:str(edt.codigo) == str
(item.cod_editoria)"
              tal:content="edt/descricao">Nacional</option>
e funcionou....
De qualquer forma muito obrigado.
Carlos Henrique

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, "chgcj_zope" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> [...]
> formulário ...
>
>   <form action="alteracao_jornalistas" method="post"
> name="inclusao">
> name="nome" /><p/>
> item/instituicao_veiculo" type="text"
> name="instituicao_veiculo" /><p/>
>     <select name="editoria">
>       <option value="vazio">- escolha a editoria -</option>
>       <option tal:repeat="edt context/listar_editoria"
>               tal:attributes="value edt/codigo;
>                              selected python: edt.codigo ==
> item.cod_editoria"
>                 tal:content="edt/descricao">Nacional</option>
>     </select><font color="black" size="1">Opção
Anterior:</font><font
> size="1" tal:content="item/descricao">00</font><p/>
item/cod_editoria"