Estou passando um conjunto de checkbox numa página HTML para um
script em Python. Quando eu marco mais de um elemento ele interpreta
corretamente como se cada elemento fosse um índice da lista, porém,
quando marco apenas um elemento ele interpreta cada letra do
elemento como se fosse um índice da lista. Como eu posso fazer para
que quando o usuário tiver marcado uma única opção ele interprete
como uma lista de índice único. Segue o trecho do codigo abaixo:

request = container.REQUEST
RESPONSE =  request.RESPONSE

# Conjunto de checkbox
deputado = request.get('deputado')

if deputado != None:
     for c in deputado:
       context.insert_votacao(cargo='deputado',candidato=c)

mensagem = 'Obrigado pela sua participação!'

return context.incluido(mensagem=mensagem)