Marcelo,

Na  verdade, quando se marca apenas um elemento do checkbox, o que o request terá armazenado é uma string, por isso que, ao iterar na variável, o resultado é o que você descreveu. Como o pessoal já disse, você pode modificar seu form e "forçar" que seu elemento seja sempre uma lista ou fazer a conversão no script:

if same_type(variavel, ""):
    variavel = [variavel]

-- Luiz