Bom, depois de muito quebrar a cabeça, morder o cotovelo, etc etc...
consegui fazer um código que chame notícias por palavra chave.
A documentação do Zope foi quase indigesta. Eu sei que pra quem é
expert em Python isso deve ser fácil. Mas, pooo... rs
Pra quem precisar, aí vai:

     tal:define="results python:request.get('news',
                   here.portal_catalog.searchResults(portal_type='News
Item',
                                                     sort_on='Date',
                                                     Subject='a
palavra-chave',
                                                     sort_order='reverse',

review_state='published')[:4]);"
     tal:condition="python:test(template.getId()!='news' and results,
1, 0)">

Abs
Bruna Sodré

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, Bruna Sodré <[EMAIL PROTECTED]> escreveu