Luciano e colegas,

           Se me permite um adendo, oSQUID ajuda muito, mas depende fortemente da aplicação. Tenho casos classicos de grandes portais em ZOPE/PLONE que precisaram de muito desenvolvimento e somente utilizando Recursos Técnicos Alternativos a coisa funcionou.
           Se o site tiver com problema nenhum recurso sozinho irá resolver. É preciso identificar os gargalos da aplicação e implementar recursos como squid, mod_cache(apache) , ram_cache(zope), etc...
Fora as dicas de nossos renomados e experiêntes colegas, acho que você deve também explorar o zope_profiller e AB na busca de alterações na aplicação que causem impactos na quantidade de requisições respondidas pelo zope.

Fernando Alexandre