Fernando,

Você consegue gravar no BD, por meio da ZMI, porque provavelmente seu
Zope, está configurado para ISO8859-1.  Para ver se é isso, verifique
seu arquivo zope.conf.

Se for isso, e você não puder alterar a configuração do seu BD, então
uma possível solução seria codificar suas strings para ISO8859-1 antes
de gravar e decodificá-las para utf8, depois da leitura, usando um
script python.

Zénrique.