Olá, ... jogibaab? ...

Bom, a recomendação inicial que posso fazer é que você confira as documentações no TcheZope [1] e, além delas (acho até que algo do seguinte está lá), também o conhecimento básico necessário para o que você precisa, dos tutoriais do site do Fábio, de Zope [2] e de Plone [3] (os link do Plone é da versão 2.0.5 mas sei que tem da 2.1.2 [4], só não sei se estão totalmente atualizados).

[1] http://www.tchezope.org/documentacao/
[2] http://www.fabiorizzo.com/cursos-online/zopeintro_292/inicio
[3] http://www.fabiorizzo.com/cursos-online/ploneintro/
[4] http://www.fabiorizzo.com/cursos-online/ploneintro_212/introducao