Luis,

Tudo depende do que você optará por usar.  Se você quiser simplesmente utilizar page templates com scripts python, então no action você colocará o nome do script que será chamado para tratar os dados.

De forma geral, na programação web você tem que conhecer dois objetos: REQUEST e RESPONSE.  Cada vez que uma página requisita algo do servidor, envia um objeto REQUEST que contém, dentre outras informações, os campos do formulário com seus respectivos conteúdos.  Você pode imaginar o REQUEST como um dicionário do python.  Já quando o servidor envia dados para o browser, utiliza um objeto RESPONSE.

A melhor fonte de informação sobre esse assunto é o Zope Book (www.plope.com).

Se você optar por usar ferramentas um pouco mais avançadas como os Controller Page Template, Python Script ou Validator, conforme sugestão do Arnaldo, pode dar uma olhadinha nos próprios fontes do Plone.  Procure em portal_skins as pastas plone_forms e plone_form_scripts para ver exemplos de implementação.  E não deixe de ler a documentação também.

Zénrique.