Curiosidade: Colocar o id do ZSQL Method não funciona? Desde que ele esteja com as variváveis definidas lá, acho que funcionaria (suposição minha), não? Só não tenho um cenário p/ testar agora (não sem ter que montar um banco agora), por isso pergunto a quem já tiver testado (ou souber por que não funcionaria).
Quanto a risco, que acredito ser o maior problema de apontar o action de um form (a propriedade action de uma tag form e não o action de um controller page template) direto p/ um ZSQLMethod, acho que, nesse caso, não haveria, já que o action da tag form é p/ o próprio template e a única ligação entre eles é o action do controller page template, certo?
--
O Senhor, Jesus Cristo - Jo.11:25-26