O que você descreveu é muito simples de fazer no Plone, até mesmo para um usuário final, desde que utilize papéis, e não grupos. Basta dar aos usuários o papel de "donos" nas pastas onde eles terão poder. Com isso, eles já ganham permissão para atribuir o papel de donos a outros usuários também, nas mesmas pastas.

[ ]s
Luciano