Estou iniciando um novo trabalho onde terei que desenvolver vários
sites em plone para diversos clientes.

Tenho em minhas mãos um servidor Ubuntu Dapper rodando zope2.8 e o
pacote plone-site.

Como condição de contorno que me foi estabelecida, cada cliente deverá
ter uma cota em MB máxima para armazenamento de dados. Por exemplo, se
a cota de um cliente Fulano for de 50MB, então o site plone dele não
poderá ultrapassar esse valor, conforme ele for adcionando objetos
durante o tempo.

Um outro problema q estou tendo é em fazer backups desses sites.
Pensei em copiar na íntegra a pasta /var/lib/zope2.8/. Mas confesso
que não se se essa seria a melhor solução.

Sendo assim, criei duas dúvidas crueis:

1) Como saber o tamanho em bytes de cada site em plone dos meus clientes?

2) Como realizar, de melhor forma, backups dos mesmos sites?

Agradeço já de antemão toda e qualquer participação para ajudar-me a
resolver isso. Realmente, se trata de dúvidas bem importantes para mim.

Obrigado e abraços a todos da comunidade.

Cristiano Meira Magalhães