E complementando a dica do Xiru, faça assim para ter um zodb para cada site plone, usando arquitetura zeo:

Coloca essa linha no seu zeo.conf
<filestorage 2>
  path /opt/zope/src/outroplonesite.fs
</filestorage>

Coloca essa linha no zeu zope.conf
<zodb_db meuplonesite>
   mount-point /meusclientes/meuplonesite
   # ZODB cache, in number of objects
    cache-size 5000
    <zeoclient>
       server 127.0.0.1:9999
       storage 1
       name zeostorage
       var $INSTANCE/var
       # ZEO client cache, in bytes
       #cache-size 20MB
       #Uncomment to have a persistent disk cache
       #client zeo1
     </zeoclient>
</zodb_db>

Depois de feito isso, reiniciado os serviços, va até a zmi e configure um Zodb Mount Point (no menu).

Pronto, crie o plonesite dentro da nova pasta criada do mount point.

Agora vc pode controlar o espaço do site pelo arquivo: outroplonesite.fs

Abraços

--
Fabio Rizzo
ThreePointsWeb

On 11/3/06, xiru <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

On 11/3/06, Vincenzo Tozzi < [EMAIL PROTECTED]> wrote:
Oi Cristiano,

Il giorno ven, 03/11/2006 alle 14.21 +0000, Cristiano ha scritto:
> Fabiano,
>
> então em relação aos dois pontos q vc tocou:
>
> 1) na sua opnião, como eu poderia conhecer o tamanho em bytes de um
> plone site?

voce talvez poderia usar o metodo getSize().. mas nao sei se funciona
com objetos de tipo PloneSite.. da uma olhada na API.

É uma idéia legal, apesar que isso não é uma medida exata pq as transações do ZODB fazem com que o espaço seja sempre maior do que o volume de dados da soma de todos os objetos, mesmo quando você exclui objetos (visto as transações que ficam no historico do ZODB/undo continuam a ocupar espaço, pelo menos até alguem dar um pack).

O ideal é fazer o que eu reportei antes: medir o tamanho do ZODB. Se voce tem um site por ZODB, você tem a medida real de quanto espaco em disco cada "cliente" ocupa (essa é a forma como o provedor pytown.com controla isso: cada pessoa tem seu proprio ZODB).

> 2) Como eu uso esse script reposo.py ? Vc teria algum tutorial que
> exemplifique o uso dele ?

Para fazer backup incremental:

python repozo.py -B -v -r PASTA_DESTINO -f /CAMINHO_DO_ZOPE/var/Data.fs

abs,
Vince

--
Fabiano Weimar dos Santos