Opa Marcos,

> [...]
>
> o portal em utf-8, funciona certinho, com excessão das consultas na
> base mysql que retornam no caracteres especias o erro de codificação.
> tentei alterar o site-properties a codificação de utf-8 para
> iso-8859-1 e retornou o seguinte erro:
>
> UnicodeEncodeError: 'latin-1' codec can't encode character u'\u2122'
> in position 34: ordinal not in range(256) (Also, the following error
> occurred while attempting to render the standard error message, please
> see the event log for full details: 'latin-1' codec can't encode
> character u'\u2122' in position 34: ordinal not in range(256))

o caracter u'\u2122' é o trademark, ou mais conhecido como: ™... :-)

A muitas luas atrás ele estava presente no template colophon.pt,
mas conferi agora e não está mais lá, então aproveitei e removi[1]
ele do plone-pt-br.po também.

Se você não quiser atualizar o produto PloneTranslations, basta
editar o seu plone-pt-br.po também.

> pensei que fosse algo a ver com o meu BD, dai acesse um ZPT e retornou
> o mesmo erro, criei um novo plone site e novamente o mesmo erro...
>
> tentei mudar algusn parametros no próprio zope.conf como vi no blog do
> fábio rizzo e o são surtiu em nenhum efeito...
>
> alguém de voces sabe como resolver este problema?

Eu nunca tinha visto, mas agora está resolvido... ;-)

Uma outra forma de resolver o problema seria deixar o Plone em
utf8 (o que é altamente recomendado) e recodificar os dados do
MySQL antes de usá-los, algo como:

  dados.decode('latin1).encode('utf8')

Uma última solução inclui recodificar os dados direto no MySQL,
mas isso pode ficar inviável caso os dados sejam compartilhados
com outras aplicações.

[1] http://dev.plone.org/collective/changeset/33122

HTH,

--