Você comentou sobre cache do apache... hummm... mal sinal.

Há algumas versões de Apache 2 que tem, de fato, o mod_cache bugado. Isso
foi corrigido no apache 2.0.52 (se não me engano), mas cá entre nós: apache
não é feito para fazer cache; para isso existe squid.

Fora isso, se fosse dar um palpite, olharia no portal_transforms. Se o que
você edita no kupu tem qualquer diferença em relação ao que você vê na
página, um palpite interessante seria olhar a transformação safe_html. O
unico detalhe é que toda vez que você mexe na configuração de uma
transformação, tem que resetar a instancia ou ao menos esvaziar o cache do
zodb (ta escrito na página que configura a transformação, mas as vezes as
pessoas não leem).

Fora isso... "works for me" :-)