Borga,

O lance é você criar o usuário normalmente (no Plone o normal é você ter
somente um user folder mesmo, na raiz do Plone Site). Daí você usa abre a
interface do Plone para ir até a pasta de notícias (vamos dizer que ela se
chama "novas") e usa a aba de Compartilhamento para dar ao usuário o papel
de Dono na pasta "novas". Pronto. Esse cara só vai poder criar matérias na
pasta "novas" e na pasta pessoal dele (se ela existir).

Agora, publicar é um outro passo. No workflow default do Plone, publicar
significa mudar o estado da notícia de "Esboço Público" para "Publicado".
Uma vez no estado "Publicado" a notícia vai aparecer no portlet de notícias
e também na pasta esperta de notícias. Pois bem, para poder publicar, o
usuário tem que ter o papel de "Revisor" na pasta "novas". Você faz isso
também na aba de Compartilhamento da pasta "novas". No final, o tal usuário
vai precisar ficar com dois papéis na pasta "novas": Dono, para poder criar
notícias, e Revisor para poder publicá-las.

Isso resolve para você?

[ ]s
Luciano