E em alguns casos, há uma outra opção ainda: carga batch dos dados do
sistema externo, copiando  as informações (pegando o exemplo do Ramalho) o
conteudo de noticias de sites externos, em horários onde sabidademente o
servidor tem pouquissimo acesso, para dentro do zope. Eu costumo fazer isso
sempre que a sincronia dos dados aceita um certo delay e sempre que as
informações precisam, de alguma forma, serem replicadas dentro do Zope
(para, por exemplo, serem categorizadas ou compor paginas com outras
informações).

Nesse caso, ainda continuo usando o script onde o proprio zope dispara um
requisição para um sistema externo, mas faço isso durante o horário da
madrugada, enquanto a grande maioria das pessoas está dormindo.

Um exemplo interessante onde tenho isso rodando é:

http://www.noticias.sebrae.com.br

No meu caso, eu não chego a usar algo tão baixo nível quanto sockets, mas
sim chamadas SOAP.