Pessoal,

já postei essa dúvida aqui, mas como não ouve um esclarecimento
convincente, estou escrevendo novamente, na esperança que alguém agora
possa ler e talvez ter a solução.

Eu configurei o zope para criar 1 zodb para cada site q eu crie no meu
servidor. Porém, estou querendo saber como posso limitar o tamanho
desses arquivos, para que eu possa criar vários "planos" de hospedagem.

Por exemplo, gostaria de configurar algo para q se meu usuário
comprasse o plano de 50MB , então o limite em bytes para ele inserir
informações fossem exatamente 50MB. E assim sucessivamente para outros
valores, 100, 150, cada valor representando outro plano de hospedagem.

Fui recomendado a usar quotas no sistema de arquivos do linux. Quotas
me permitiria saber e controla exatamente quanto em bytes  cada
usuário do meu sistema poderia ou não gravar.

Se eu usasse quotas, então eu poderia ter, para cada usuário, seus
arquivos do zodb, dentro de suas pastas em /home. Seria a solução para
o meu problema.

MAAaannnnsss, o problema em quotas é que ele verifica o número de
bytes usado por usuário ou grupo. Isso seria ruim, pois os arquivos do
zodb pertencem ao usuário "zope" e ao grupo "zope". Mas para ter um
controle dos bytes q cada usuário estaria usando eu teria q mudar o
dono desses arquivos do zodb para cada usuário. Se isso acontecer, não
sei se o zope vai trabalhar bem, tentando escrever dados em arquivos
.df pertencente a outro usuário.

Enfim, voltei a estaca 0 (zero). :-(

Portanto deixo minha dúvida aqui novamente.

Alguém poderia me sugerir uma solução para limitar o número de bytes
para cada arquivo .fs (ZODB) que eu tenha em disco?

Obrigado,

Cristiano M. Magalhães

Responder a