Luis Paulo Passari Marui escreveu:
> Boa tarde pessoal,

Olá Luis,

> Eu estou desenvolvendo um produto Plone utilizando Archetypes. Segui um
> tutorial ( InstantMessage -- do Archetypes Developer Manual --
> http://plone.org/documentation/manual/archetypes-developer-manual/referencemanual-all-pages)
>

> para construí-lo e agora me deparei com um problema que não consigo
> entender:
>
> - O produto está terminado. Coloquei ele no diretório Products e reinicie o
> Zope. Fazendo assim, no entanto, o Zope não o reconhece como sendo um
> produto!! Nem ao menos dá sinal que ele exite (nem no "Product Managment"
> [...]

Deixar os fontes para download em algum lugar para que o pessoal que
está interessado em lhe ajudar possa testar seu código é uma boa
prática. É difícil poder opinar sem ver o código ou as mensagens de erro.

Outra dica é, levante o zope com o modo debug ligado (debug-mode on) e
com 'runzope' ou 'zopectl fg'. Assim você mesmo poderá descobrir o
problema vendo as mensagens de erro.

Mais uma, você pode utilizar o Python Debug (pdb)[1] ou o produto
PDBDebugMode[2].

Em tempo, você pode utilizar como base do seu produto um produto de
exemplo[3].

[1] http://plone.org/documentation/how-to/using-pdb
[2] http://plone.org/products/pdbdebugmode
[3] http://plone.org/products/by-category/examples