No seu post você não informou que esses dados vinham de um SGBD, e
também não informou se é um ZPT simples ou se é um que usa a macro
"master" do plone ?

Se for um ZPT simples o "<meta http-equiv="Content-Type"
content="text/html; charset=iso-8859-1">", resolve entre <head>.

Se for um ZPT que preenche o slot "main", ai sim, precisa de um
malabarismo. Isso pq o plone usa 'utf-8' e os resultados estão vindo em
'latin-1' ou outra codificação diferente da do plone.

Exemplo.
tal:content="python:resultado_banco['campo'].decode('utf-8').encode('latin-1')"
ou
tal:content="python:resultado_banco['campo'].encode('latin-1')"
ou
tal:content="python:resultado_banco['campo'].encode('utf-8')"

Antes de tudo, execute seu ZSQL de consulta, verifique como a ZMI está
exibindo os resultados. Verifique também a codificação do seu banco,
normalmente alguns "DBA's" quando criam seus bancos, não setam uma
codificação e é exatamente esse o problema.
Quando acontece isso é preciso gravar de uma maneira e ler de outra, ou
seja, gravar em 'latin-1' e ler como 'utf-8' (que é a codificação padrão
do plone).

Como ja havia dito antes, eu passei por isso e fiquei mais ou menos 1
semana pesquisando uma maneira de contornar esse problema até que alguns
amigos aqui da lista, me ajudaram a encontrar uma solução, que é esta
que estou te propondo.

Uma última nota é: "Nem pense em alterar a codificação do plone, dá o
maior problema".

[]'s
Fernando Paiva

Thiago M. Figueredo escreveu:

> valew pela dica mais não entendi muito o que você quiz disser com usar
> o  decode ...
>
> Usando o: <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; ">
>
> não rola
> Muito obrigado
>
> */pythondeveloper <[EMAIL PROTECTED]>/* escreveu:
>
>     Salve Thiago.
>
>     Eu ja passei por isso. Resolvi da seguinte maneira.

>     charset=iso-8859-1">
>
>     Se estiver recebendo as informações acentuadas de um SGBD, você irá
>     precisar usar "encode" e "decode" ou converter seu SGBD para UTF-8 o
> [...]

Responder a