Opa galera,
  valew pela ajuda, mais não é dinâmico e sim estático um pagina texto normal
 mais andei dando uma olha por ai e vi que o que não esta rolando e a minha
versão de zope ela da pau com acentuação mesmo se eu usar algum tipo de encode,
pois fiz o mesmas coisas num zope dos mais atuais e rolou mesmo sem encode.
  A versão de zope é: Zope 2.7.8-final
   e a versão que teste da mais atuais é: Zope 2.9.6-final

Se algum alguém já passo por isso e tiver alguma dica que não seja atualizar o
zope.. hehehe.. e quiser me passar eu agradeço..
  Valew pela ajuda de todos..
 Agradeço desde já, Muito Obrigado.. Abraço!!!

Fernando Paiva <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
No seu post você não informou que esses dados vinham de um SGBD, e
 também não informou se é um ZPT simples ou se é um que usa a macro
 "master" do plone ?

 Se for um ZPT simples o "<meta http-equiv="Content-Type"
 content="text/html; charset=iso-8859-1">", resolve entre <head>.

 Se for um ZPT que preenche o slot "main", ai sim, precisa de um
 malabarismo. Isso pq o plone usa 'utf-8' e os resultados estão vindo em
 'latin-1' ou outra codificação diferente da do plone.

 Exemplo.
 tal:content="python:resultado_banco['campo'].decode('utf-8').encode('latin-1')"
 ou
 tal:content="python:resultado_banco['campo'].encode('latin-1')"
 ou
 tal:content="python:resultado_banco['campo'].encode('utf-8')"

 Antes de tudo, execute seu ZSQL de consulta, verifique como a ZMI está
 exibindo os resultados. Verifique também a codificação do seu banco,
 normalmente alguns "DBA's" quando criam seus bancos, não setam uma
 codificação e é exatamente esse o problema.
 Quando acontece isso é preciso gravar de uma maneira e ler de outra, ou
 seja, gravar em 'latin-1' e ler como 'utf-8' (que é a codificação padrão
 do plone).

 Como ja havia dito antes, eu passei por isso e fiquei mais ou menos 1
 semana pesquisando uma maneira de contornar esse problema até que alguns
 amigos aqui da lista, me ajudaram a encontrar uma solução, que é esta
 que estou te propondo.

 Uma última nota é: "Nem pense em alterar a codificação do plone, dá o
 maior problema".

 []'s
 Fernando Paiva

[...]

Responder a