Paul,

Algumas de suas perguntas são muito genéricas e difíceis de responder sem
maiores informações.  Entretanto, a gente pode dizer que:

a) o Zope é um servidor de aplicações de código aberto utilizado para
implementar sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS, em inglês),
intranets, portais e aplicações web de cunho genérico [1].

b) o Plone é um CMS feito para rodar no Zope.  Em linhas gerais, um CMS é
uma aplicação web para facilitar a vida dos usuários não-técnicos na tarefa
de utilizar e gerenciar um site web (adicionar, editar e pesquisar conteúdo,
gerenciar usuários, etc.) [2].

O Zope se adequa ao escopo por você definido?  Com certeza.
O Plone facilitaria a implementação? Depende. O Plone já vem com várias
soluções e produtos.  Se você utilizá-los da forma como eles vêm, facilita
bastante.  Se quiser customizá-los, aí vai ter que estudar um pouco (ou
bastante, dependendo da customização).  Lembre-se que o Plone adiciona mais
uma camada ao Zope e, por conseguinte, é mais uma coisa para aprender.

Quanto ao armazenamento, depende do problema e de sua escolha.  O Zope já
vem com o ZODB, que é um banco de dados orientado a objetos.  Mas você
também pode usar SGBD relacionais (MySql, Postgres, Oracle) para armazenar
seus dados.  Se você já conhece SQL e seus dados se encaixam em um esquema
relacional, utilize um BD relacional, então.

No que tange ao tempo de desenvolvimento, isso depende não só de seu
conhecimento de Zope/Plone, mas também de sua base em desenvolvimento web.
Zope/Plone não é um bicho de sete cabeças e hoje há muita documentação
disponível.  Além disso, a lista é uma excelente fonte de informação e
ajuda.

O interessante no Zope (pelo menos na versão 2.X) é que ele oferece mais de
uma abordagem de desenvolvimento.  Você pode começar aprendendo por um meio
mais rápido, como a programação "through the web" (page templates + scripts
python) via ZMI e depois evoluir para o desenvolvimento de produtos
utilizando python puro.

Pra concluir, qualquer produto/tecnologia de desenvolvimento exige estudo e
conhecimento e não há solução mágica.  Quanto mais estudo, mais
produtividade.  Tudo depende da sua dedicação.

Zénrique.

[1] http://www.zope.org
[2] http://plone.org/about/what-is-a-cms