[ "Paul Eipper" <[EMAIL PROTECTED]> ]:

|  Haveria alguma vantagem em usar um banco de dados externo ao invés do zope
|  mesmo?

 Se vc precisar usar o ferramental de SQL para escrever consultas ad hoc
 sobre os dados, ou se outras aplicações externas precisarem de acesso
 ao seus dados, ou se vc desejar uma arquitetura em cluster para manter
 o repositório de dados com alta robustez e disponibilidade, em todos
 estes casos é conveniente armazenar seus dados em um banco relacional externo
 (ao invés do ZODB).

|  Alguém teria alguma idéia de quanto tempo se leva pra fazer um projeto
|  desses?

O tempo depende do nível de expertise de quem for fazer. Eu conheço caras
dessa lista que levariam apenas uma ou duas horaspara botar a
primeira versão no ar. (Na verdade dá até para fazer em menos)

Aprender Zope/Plone/Archetypes leva *bem* mais tempo do que isso ;o)

|  Dá pra usar o Plone para agilizar o desenvolvimento? (ele serve para esse
|  tipo de uso?)

Sim (Sim)

Acho que os tutoriais de Archetypes em http://plone.org são o ponto de partida.
Naturalmente Zope e Python são pré-requsitos.

Abração,
Senra

Rodrigo Senra
GPr Sistemas