Eu acho a idéia de galeria de projetos Zope muito legal com as descrições e
afins.

E acho que o lugar ideal é TZ.

----- Mensagem original ----
De: federico vazquez <[EMAIL PROTECTED]>
Para: zope-pt@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2007 20:35:29
Assunto: Re: [zope-pt] Autoria dos documentos

            Sobre autoria, aqui na Vespa / ZOPING, quando assinamos um contrato
de

desenvolvimento informamos aos clientes que iremos incluir no rodapé as

tecnologias usadas para o sistema dele, uma vez que ele está se

beneficiando desse trabalho acumulado e que nao é só nosso ou exclusivo

dele. A piada que rola aqui é que daqui a pouco teremos que fazer um

site só para o rodapé. (www.brasildefato. com.br, www.sindeepres. org.br,

www.jubileubrasil. org.br, entre outros)

Até o momento não temos tido problemas, inclusive por que nosso

posicionamento aqui é bem transparente: promoção e desenvolvimento do

software livre, militância pelo SL e estímulo ao desenvolvimento do

software livre no Brasil.

Mas isso não tira que existam empresas que não queiram, pois afinal

estamos em um sistema que prima pela propriedade privada, inclusive a

intrelectual.

Aproveito para fazer uma sugestão, e perguntar ao Ramalho se topa ou

não. Faz algum tempo haviamos conversado, ele e eu, até antes de eu

montar o provedor, em criar um site "thumbnails" dos sites brasileiros

que usam Zope. Isso pode ser uma forma de furar o cerco.

Podemos criar um catálogo com IMAGEM | desenvolvedor | cliente | breve

descritivo do site (produtos da comunidade e desenvolvidos para o

projeto | cases)  e um fale com o Desenvolvedor

Posso oferecer a hospedagem desse site. Se o Luciano topar podemos usar

o domínio que ele administra zope.com.br. E acrescido a isso um campo de

textos com cases - vejam a campanha que o Microsoft está fazendo na IDG

Now - que é toda em ZOPE.

Alguém viu a publicidades deles estes dias? Um casal em uma loja, cara

do extra / Carrefour / Ponto-frio comprando um computador. Aparecem dois

caras vestidos com roupas anti bactérias (file peste) e aí eles

perguntam se eles sabem qual o sistema operacional da máquina. Logo

soltam fumaça com dois extintores e fecham com uma frase. Seguro só o

original. Peça seu micro com Windows original.

isso mostra que os caras não estão nem aí se o cliente deles coloca ou

não que usam o windos / microsfot etc.. eles vão pro ataque. E sugiro

isso.  Com esse portal de usuários ZOPE no Brasil, temos uma boa forma

de as pessoas acharem quem usa e quem faz. Diminui a insegurança de que

não há desenvolvedores ZOPE no Brasil.

Inclusive, aproveito para ir além. A dois anos atrás houve uma conversa

de formar uma Fundação ZOPE Brasil. Acredito que está na hora de

retomarmos essa conversa, pois com um instrumento desses fica masi facil

disputar espaço com os grandes e com outras tecnologias. Além de

podermos criar ações conjuntas para fortalecer a presença do ZOPE no

mercado brasileiro.

Podemos pensar em campanhas de promoção da tecnologia, discussão de

padrões, estimular formação de profissinais, ampliar o numero de

empresas desenvolvedores e consumidoras. Legitimar a identificação da

tecnologia usada, entre outras.  Além de estreitar relações com centros

de estudo para formação de profissionais, caso contrário o mercado

voltará a diminuir.

Isso me lembra a história da empresa do Ramalho. Começaram como os

únicos no Brasil. Acredito que naquela época é que surgiu a Paradigma

com o ZOPE também - interlegis. O mercado fazia ao Zé Octavio, Ramalho,

Eduardo, Leo, e todos os que passaram lá sobre o que aconteceria se eles

sumissem. Bem as perguntas são as mesmas e as nossas empresas enfrentam

os mesmo desafios. Como garantir a continuidade dos projetos. Nesta

lista são muitas as vezes que se discute a fragilidade da tecnologia

pela falta de profissionais. Faltou a eles, assim com falta a todos nós

que trabalhamos com ZOPE, uma unidade maior para a promoção da

tecnologia. Inclusive para estimular o mercado.

Se ficarmos cada um de nós fazendo essa batalha sozinhos, a coisa vai

demorar mais e será mais sofrida.  Proponho a retomada dessa conversa,

de forma a fortalecer o ZOPE no Brasil e garantir mercado e vida longa.

Se acharem que vale a pena estas ações estamos aí. Senão podemos

continuar como estamos, reclamando em listas restritas a desenvolvedores

sobre os monopólios, tec... , e esperar que os grandes um dia acreditem

no poder da colaboração e do conhecimento livres e façam propaganda como

a Microsoft.

Minha opinião: não acredito em papai noel, coelhinho da pascoa, BNDES

nem em mágicas. Aqui na ZOPE batalhamos muito para manter e investir na

tecnologia e fazer mercado sem ajuda de governos e financiadores.

Acredito que quanto mais concorrentes tenhamos, mais clientes teremos.

Saudações fraternas,

Federico

Luciano Ramalho escribió:

> On 1/10/07, *José Henrique* <[EMAIL PROTECTED] com

> <mailto:[EMAIL PROTECTED] com>> wrote:

>     Eu diria que é a número 3.  Depois do logo, a segunda coisa é

>     retirar os créditos do Plone no rodapé da página.

> Tem razão!

> Outra coisa que as empresas odeiam é dar crédito a outras

> instituições. A menos que sejam contratualmente obrigadas a fazê-lo,

> coisa que o software livre não exige.

> [ ]s

> Luciano

<!--

#ygrp-mlmsg {font-size:13px;font-family:arial,helvetica,clean,sans-serif;}
#ygrp-mlmsg select, input, textarea {font:99% arial,helvetica,clean,sans-serif;}
#ygrp-mlmsg * {line-height:1.22em;}
#ygrp-text{
font-family:Georgia;
}