Obrigado ao Rodrigo Montenegro. Ele verdadeiramente é um Hal Jordan do
Zope.

1)
Crie um Script Python.
Defina uma classe.
Crie métodos, métodos públicos. Os métodos são funções, com a única
diferença de que possuem uma disciplina de acesso.
Ao fim do script, retorne uma instância da classe.

2)
Crie um segundo Script Python.
Invoque o script usando o contexto e parênteses e atribua a uma variável.
A variável agora aponta para uma instância da classe definida acima.
Basta usar seus métodos.

Com isso eu posso compartilhar grupos de funções entre vários scripts,
sem gerar uma infinidade de scripts. É muito melhor agrupar as coisas
por assunto.

Eu já tinha várias classes prontas em Python puro que havia descartado
por orientações de:
1) Primeiro, usar External Methods, para descobrir em seguida que a
segurança do Zope não permitia o funcionamento adequado deles.
2) Segundo, não usar External Methods (parece que é uma heresia ou
coisa do tipo), e sim criar Produtos, ou na mão, ou com Archetypes.

No final, eu posso usar as minhas classes, fazendo poucas adaptações.

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, "José Henrique" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Bem, faz parte da etiqueta das listas que, quando se encontra uma
> solução, a mesma seja  publicada para que pessoas com os mesmos
> problemas possam, por meio de pesquisa à lista, ter seu problema
> resolvido.
>
> Zénrique.

Responder a