Opa Jõao.

Apenas deixando mais explícito o que o Xiru disse sobre uma view do Five.

Toda vez que aparecer @@algum_nome, significa que em algum configure.zcml do
plone foi definida uma view , que na verdade é um conjunto de outras coisas.
No caso do calendário, a maneira mais fácil de se encotrar a porção de
código da view. é assim:

fcbook:~/zope2/five/Products fcorrea$ grep -rli "calendar_view" *
CMFPlone/browser/configure.zcml
.
.
.

Dando uma olhada nesse arquivo, voce encontrará a view definida da seguinte
maneira:

.
.
<browser:page
     for="*"
     name="calendar_view"
     class=".portlets.calendar.CalendarPortlet"
     permission="zope.Public"
     allowed_interface=".interfaces.ICalendarPortlet"
     />
.
.

Como disse, uma view é um conjunto de outras coisas como pode ser visto, mas
o mais importante é notar a separação dos componentes.
O attributo name nos diz que o nome da view, ou o nome ao qual você tem
acesso à logica da view atravéz do @@, é calendar_view que está definido
para * (for), significando que todos os componentes do zope podem ter acesso
a view.
A lógica da view se encontra no pacote definido por
class=".portlets.calendar.CalendarPortlet".
Isso já nos fornece bastante informação de como você precisa encontrar os
componentes e customizá-los.
Usar adapters é a maneira zope3 de se fazer as coisas e é a meneira
prefirida daqui para frente no mundo do plone. Trata-se de uma maneira de
extender a funcionalidade de um determinado componente sem necessariamente
ter que extender nova(s) classe(s). A vantagem, novamente, vem na separação
dos componentes permitindo fácil manutenção e componentes mínimos.
Existem várias fontes tanto no site do zope como no plone....da uma
procurada.....e não se assuste com novos conceitos que por ventura você
tenha que vir a aprender ;).

Boa sorte!
Fernando

On 1/31/07, Joao Paulo Carusi <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

  mas qual seria o jeito mais facil de criar calendarios separados, um
para cada produto?

On 1/31/07, xiru <[EMAIL PROTECTED] > wrote:

>   Esses @@ é uma View do Five.
>
> Tenta pesquisar como escrever views do Five. Há muita documentação sobre
> isso.
>
> Criar uma view diferenciada do calendario hoje significa editar código
> no filesystem, codificar uma nova view como uma classe derivada da view
> padrao de calendario ou, melhor ainda, usar um adapter :-)

> --
> Fabiano Weimar dos Santos (xiru)
> Weimar Consultoria
>
> Hospedagem Plone, Zope e Pyhon