Fala Thiago,

Não podemos afirmar ao certo o que pode estar acarretando a lentidão do seu
portal acredito.
Mas podemos indicar algumas ferramentas para te auxiliar a econtrar a
solução do problema.
Procuro por profilers tanto no site do plone como no site do zope. Um
exemplo deles é o callProfiler que é bem simples e ajuda bastante.

Boa sorte!
Fernando