Oi Luciano...

obrigado pela ajuda mais acho que não espliquei direito, no zope book, não
encontrei algo que diga se e possivel ou não o que quero..

[ A sintaxe básica para passar o critério é assim:
context.portal_catalog(portal_type="Event") ]

na verdade queria saber se e possivel algo assim:
context.portal_catalog(portal_type="Event"; event_Type"corrida de sapos")

Abraços.

Procure no help do Zope o método searchResults.

Recentemente na lista foi discutido o uso deste método. Essencialmente,
qualquer campo indexado no Plone pode ser usado como critério de busca. Para
saber quais os campos indexados, visite a ZMI, objeto portal_catalog, aba

A sintaxe básica para passar o critério é assim:
context.portal_catalog(portal_type="Event")

No Zope Book (PDF disponível de graça), existe um capítulo sobre o Catalog cuja
leitura é altamente recomendada para qualquer um que trabalhe com Plone.

No treinamento básico da Simples, o ZTS: Zope Technical Solutions, temos um
capítulo inteiro sobre o tema.

[ ]s
Luciano