Opa,

On 2/23/07, pablon1182 <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Pessoal,
>
>  Estou com um problema com minha ZEO server. Estou usando o FreeBSD
>  6.2. Criei um diretorio e montei esse diretorio um volume externo.
>  Este diretorio usa NFS. Na realidade esse ponto de montagem fica em
>  nosso Storage. Em seguida criei uma zeo dentro deste diretorio mas
>  quando vou subir o serviço recebo o erro:
>
>  lock_file
>  fcntl.flock(file.fileno(),_flags)
>  IOError [Errno 45] Operation not supported

Por favor, verifique se no momento em que você sobe o ZEO, ele chega a
criar o socket dento do diretor var do seu ZEO.
Não se se o fato de tentar subir um serviço em uma sistema de arquivos
na rede poderia implicar em não conseguir abrir o socket causando uma
operação não permitida.

>  Já veriquei permissões no Storage. Com usuário eu gravo e leio no
>  diretorio.
>  Será que exite alguma restrição quanto ao uso do Zope em um diretorio
>  externo que usa NFS?

Definitivamente eu não acredito que o zope faça distinção de sistema
de arquivos. É mais provável que o sistema operacional não permita a
operação por alguma razão que eu acho que seja a que expliquei acima.

>  Mas pra que tudo isso? Temos um Storage configurado para tira
>  snapshots dos arquivos de hora em hora. Assim poderia restaura 50G de
>  informação em apenas 5 minutos. Temos o recurso e eu queria aproveitar.
>  Alguem pode dar opinião? Será que é muitoa viagem fazer esse tipo de
>  configuração.

Bom, eu não se se você tem acesso ao storage, mas se tiver, tente
conectar e tentar subir o ZEO entando lá mesmo...no sistema de
arquivos do storage e não no NFS.

Espere mais um pouco que alguns de nossos camaradas podem vir com a solução ;).

[]'s
Fernando

Responder a