> Tenho uma grande dificuldade em conseguir traduzir funções do dtml
> para zpt (plone) , sem que haja uma  "mistura das camadas de lógica e
> apresentação"...

Para evitar a mistura das camadas lógica e de apresentação, você deve
usar scripts Python para implementar a lógica, e deixar apenas a
apresentação para o ZPT. O DTML foi abandonado exatamente porque
favorecia a mistura. Isso significa que o ZPT é mais fraco que o DTML
para implementar lógica, mas isso é proposital. Uma causa frequente de
desapontamento com o ZPT é tentar compará-lo sozinho ao DTML, quando a
idéia não é trocar DTML por ZPT, e sim por ZPT+Python. Essa sim é uma
combinação muito mais poderosa!

Enviar e-mail a partir do Python, indepedente do Zope, é muito
simples. Aqui tem uns exemplos:
http://www.eskimo.com/~jet/python/examples/mail/smtp1.html

Mas quando o Zope entra na jogada, a situação complica um pouco,
porque os mecanismos de segurança do Zope impedem que um simples
Script Python feito na ZMI possa enviar e-mail. Então é preciso usar
um External Method ou um Product para fazer o envio.

O Plone, por exemplo, possui vários scripts de envio de e-mail. Sugiro
que você dê uma olhada no código que o Plone usa para confirmar
e-mails ou enviar senhas esquecidas.

[ ]s
Luciano

Responder a