Opa Joel.

Eu aconselho você a começar a ler algumas literaturas, como o "Livro do
Zope" por exemplo. Eu já instalei o Database Adapter para Firebird no
Zope, e não encontrei muiiiitas dificuldades, mas como já faz um
tempinho mais ou menos 1 ano e 1/2 atrás, não vou poder ajudá-lo, pois
nem me lembro como fiz :-))).

Treinamentos de Zope/Plone, se você tiver grana pra pagar, pode ser uma
boa. Aqui mesmo na lista tem uma galera que trabalha ou até mesmo são
proprietários de empresas que fazem isso. Senhores se manifestem :-D.

Quando comecei a brincar com Zope/Plone apanhava bastante, ainda apanho
as vezes, e olha que já brincava com Python a um bom tempo. Tenha em
mente que é mais fácil você aprender Python que aprender Zope/Plone,
assim como, é mais fácil você aprender Java que aprender a mexer com
JSP, J2EE, J2SE, J2ME etc...Claro que a curva de aprendizado do Java é
BEMMMM maior que a curva com o Python. Em Python com 2 horas de boa
leitura em materiais de primeira você já consegue fazer algo, já em Java
é outros 500 ou talvez outros 5000000000...

Concluindo, minha sugestão é que você insista em Zope/Plone e para ter
um sucesso nessa caminhada, principalmente sozinho,  tem algumas
receitas infalíveis como: Ler, Pesquisar, Perguntar, Trocar Idéias e o
mais importante disso tudo é Não Desistir :-))).

Alguns bons lugares para pesquisas em pt-br são: www.tchezope.org(la vc
encontra algumas traduções de livros) e no  www.fabiorizzo.com

Espero ter ajudado.
Se quiser trocar idéias sobre Zope/Plone comigo(que não sou nenhum guru,
mas gosto muito de pzp), estou sempre online no messenger:
fernandopaiva_br[AT]yahoo.com.br

[]'s
Fernando Paiva

Joel escreveu:

> No ano de 2000, eu programava em Clipper, e precisava decidir por uma
> linguagem para Windows.
> Ai então optei pelo Delphi, porque era, e é, uma das linguagens com
> maior suporte, tutoriais, cursos e mão de obra disponível.
> Agora estou precisando optar por uma ferramenta para a Web, e estava
> pensando em utilizar o Zope/Python, mas tenho encontrado
> dificuldades em relação a cursos que na minha região não existe.
> Eu trabalho com o banco de dados FireBird, e agora não estou conseguindo
> instalar o KInterBasDB no ZOPE para conseguir
> trabalhar com o FB.
> [...]

Experimente já e veja as novidades.
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/

Responder a