[ Joel ]:

|No ano de 2000, eu programava em Clipper, e precisava decidir por uma
|linguagem para Windows.
|Ai então optei pelo Delphi,

Boa escolha (para a época).

|Agora estou precisando optar por uma ferramenta para a Web, e estava
|pensando em utilizar o Zope/Python,

Está em um bom caminho. ;o)

| mas tenho encontrado dificuldades

 """It is not how much you can punch, but how much
  beaten you can take and still walk forward that matters"""
  - Rocky Balboa

| em relação a cursos que na minha região não existe.

Não sei que região é essa ;o)
Mas não duvido. Tirando alguns pólos metropolitanos,
e o público coorporativo, não existe uma abordagem
de treinamento PZP para o público em geral.
Também, desenvolvimento de portais Web não é algo
tão comum como trabalhar em uma planilha ou usar
um editor de textos.

Mesmo assim, existe *abundante* informação na Web
e em diversas línguas. Portanto motivação e
alfabetização são os dois pré-requisitos essenciais
para uma divertida trilha autodidática em rumo
ao PZP. E há o suporte gratuito (melhor do que o
da sua operadora de telefonia -- seja ela qual for,
mas igualmente sem nenhuma garantia de que vc será
efetivamente atendido) seja por esta lista ou
pelo canal de IRC.

|Eu trabalho com o banco de dados FireBird, e agora não estou
|conseguindo instalar o KInterBasDB no ZOPE para conseguir
|trabalhar com o FB.

Então a pergunta é: Interoperabilidade entre Zope e
KInterBasDB - qual o status ?
Eu não sei responder pois nunca usei KInterBasDB.
Tenho certeza de que se alguém souber (e tiver tempo)
vai dar algum bizzu.

|Será, que terei que utilizar o Java só porque ele tem mais cursos,
|tutoriais e até mesmo mão de obra ?
|O Zope/Python me parece mais simples, no entanto eu preciso de uma
|ajuda para começar, e não estou conseguindo encontrar.
|O que vocês me sugerem ?
|Trabalhar dobrado com o Java mesmo, ou ficar me batendo e me batendo
|atrás de ajuda para começar com o Zope/Python ?

Gol de cabeça (traduzindo do Inglês: Go Ahead).
Vai fundo, se vc sabe Java e tem os recursos,
não vejo porque trocar algo que resolve seu problema
(segundo vc Java) por algo que está lhe criando um
problema (segundo vc Zope).
Usar Zope por Zope não faz sentido, apenas quando isso
lhe traz um benefício (agrega valor).

Agora, com o perdão da palavra, querer fazer chantagem
emocional dizendo "ou alguém me ajuda ou vou usar Java"
-- que está subjacente na sua mensagem -- além de ser
uma abordagem muito ingênua eu considero um desrespeito
aos participantes desta comunidade.

Por isso, eu peço que vc reflita sobre o título do
seu e-mail "Ser ou não ser".

Abração,
Senra

Rodrigo Senra