Bem, conheço o Tom, as palestras dele são muito boas.
Semanas atrás recebi um telefonema pedindo um profissional experiente em PZP,
porém não tenho essas qualidades todas, sou um programador Java, que está
cansado de sua improdutividade e dificuldade de programar nessa linguagem, que
cada dia se pede mais e mais...
Vejo que o mercado, especialmente de TI, quer resultados em curtos prazos,
algumas empresas do DF já estão se mobilizando para arrumar alternativas à
Java, muitas recorrem a dotNet, porém, como os maiores clientes são membros do
governo e este está praticando iniciativas de corte de gastos e o
relacionamento com a microsoft está arranhado, vejo que PHP e seus correlatos
está à frente de PZP por estar mais difundido e ter mais mídia em cima deles,
mas PZP é mais valorizado financeiramente.
Porém, PHP está se tornando uma nova espécie de Java, é minha opinião.
PZP é muito mais simples de se construir aplicações, é bem dividido, uma
espécie de 3 camadas obrigatória.
Acho que se o governo tomasse partido de utilizar o linux em massa, e realmente
combatesse a pirataria, creio que PHP e PZP ganhariam muito mercado Java e
dotNet.

Relembrando que é apenas minha visão de mercado.

Att.,
Fred