Joel,

Com disse, todas a bibliotecas que você colocar no caminho do
interpretador python serão encontradas.
Vou mostrar o arquivo runzope que fica dentro da minha instancia.
(configuracao para o unix).

fcorrea:~/zope2/teste fcorrea$ cat bin/runzope
#! /bin/sh

PYTHON="/opt/local/bin/python"
ZOPE_HOME="/opt/Zope-2.9"
INSTANCE_HOME="/Users/fcorrea/zope2/teste"
CONFIG_FILE="/Users/fcorrea/zope2/teste/etc/zope.conf"
SOFTWARE_HOME="/opt/Zope-2.9/lib/python"
PYTHONPATH="$SOFTWARE_HOME:$PYTHONPATH"
export PYTHONPATH INSTANCE_HOME SOFTWARE_HOME

ZOPE_RUN="$SOFTWARE_HOME/Zope2/Startup/run.py"

exec "$PYTHON" "$ZOPE_RUN" -C "$CONFIG_FILE" "$@"

Note que existe uma série de definições nesse arquivo. Se eu quisesse
colocar uma biblioteca a mais para o que python e conseguentemente o
zope pudessem utilizar, modificaria a linha PYTHONPATH para :

PYTHONPATH="$SOFTWARE_HOME:$PYTHONPATH:/onde/esta/a/pasta/do/adaptador/do/banco"

Assumindo que não ouveram erros na intalação do módulo, isso deveria
funcionar para o zope.
Acredito que as definições de variáveis de ambiente como a PYTHONPATH
no windows sejam um pouco diferente, mas não impossível.
Existem maneiras de se setar essa variável globlalmente no windows de
maneira que você não precise alterar o arquivo do zope.

[]'s
Fernando

On 3/8/07, Joel <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Fernando, em uma mensagem anterior eu expliquei melhor o que estava
>  acontecendo, mas não obtive resposta, então tentei colocar o problema de
>  uma outra forma.
>  Abaixo está o texto da mensagem anterior.
>
>  Colegas, baixei o arquivo kinterbasdb-3.2.win32-FB.1.0-py2.4.exe para
>  instalar no zope que está instalado em minha máquina no sistema windows.
>  Este instalador exige que a pasta c:\python24 exista.
>  Acontece que o instalador coloca os arquivos do kinterb.... na pasta
>  c:\python24, e por isso não funciona no meu zope que está em c:\zope.
> [...]

Responder a