Bem, estou usando o Plone. Aliás, o grande desafio que tenho há alguns
meses é aproveitar essa ferramenta e seus recursos para fazer um
portal de verdade.
O usuário não deve se deslogar "facilmente". Eu quero abortar o
usuário, dado um evento certo, no caso, alteração da senha após
primeiro acesso.
Se ele realmente é orientado a objetos, então deve haver alguém para
quem eu peço "por favor, deslogue". Se ele faz isso quando clico num
link, então pode fazer se eu enviar uma requisição sem interferência
do usuário.
Deixe ver se eu entendi, eu vou ter de esvaziar ou destruir o
dicionário SESSION?

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, "Luciano Ramalho" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> Não existe uma boa maneira de um servidor desfazer a autenticação de
> um usuário que se logou via HTTP Basic Authentication (o método padrão
> do HTTP, usado pelo Zope mas não pelo Plone).
>
> O motivo é que no protocolo HTTP não existe o conceito de sessão.
> Qualquer sistema Web que implementa sessões o faz se a ajuda do
> protocolo, em geral usando cookies ou identificadores de sessão
> apendados à URL.
>
> Quem gerencia o login no HTTP Básico é o navegador. É por isso,
> inclusive, que quem pede a senha é  navegador (exibindo uma caixa de
> [...]

Responder a