Na minha opinião, o anúncio de turmas abertas de treinamento em Zope ou
Plone é serviço útil à esta comunidade, já que tais treinamentos não ocorrem
com tanta frequência.

Proibir tais anúncios também não é uma medida eficaz, porque acaba levando a
propagandas disfarçadas (tipo, "galera, fiz o treinamento X, por sinal
recomendo, mas fiquei com esta dúvida: qual era a cor do cavalo branco do
inventor do Zope?").

Claro que qualquer abuso da lista por pessoas fazendo propaganda deve ser
reprimido. Por exemplo, eu acharia um abuso se uma mesma turma de
treinamento fosse anunciada mais de uma vez... Por outro lado, se fosse uma
turma gratuita em uma universidade, não valeria a pena maximizar o uso das
vagas oferecidas? Proibir é sempre complicado...

Esta é a minha opinião, mas eu sou apenas um dos moderadores e sou parte
interessada porque trabalho na Simples Consultoria, que todos sabem oferece
treinamentos de Zope e Plone. Portanto, outros moderadores podem discordar
de mim, e eu respeitarei a decisão consensual dos moderadores. Até porque,
na dúvida, é melhor coibir do que estimular propagandas em listas de
discussão.

[ ]s
Luciano