Luis Paulo,

> Sobre a permissão de usuários, com o privilégio de admin, eu não teria
> acesso a TUDO o que está no portal Plone?? Surgiu esta dúvida quando um
> admin criou um fórum e eu, que tb tenho permissão de admin, não pude
> alterar o status do fórum para publicado...Somente quem o criou pode
> alterar...Pq?

considerando que 'privilégios de admin' é o mesmo que ter o role
Manager, nada impede que em algum estado do workflow que o tipo
de conteúdo estiver usando (por exemplo, o estado 'visible' do
folder_workflow) restrinja alguma permissão para esse role.

Então, para aquele estado específico (visible) mesmo usuários
como o role Manager não teria a permissão que lhe foi retirada.

Além disso, algumas transições entre estados podem verificar se
o usuário atual possui um role específico e só então permitir
que a transição seja executada. Se o usuário possuir Manager e
a 'guarda' estiver sendo feita para usuários com o role Moderator
então a transição não será exibida para o usuário com Manager.

HTH,

--

Dorneles Treméa
X3ng Web Technology