Opa Fabricio,

> Muito a sério mesmo, esse projeto tem 9 máquinas no Cluster, todas
> máquinas de alto desempenho, com Alta Disponibilidade, mesmo no Zeo,
> sem o software pago da Zope. :)))))

parece um case e tanto, não esqueçam de divulgar depois de concluído,
afinal isso dá um ótimo crédito ao Zope/Plone e a vocês, claro.

> Valeu pelas dicas, mas o furo foi um pouco mais em baixo.
>
> Tenho aula com o Sidnei na quinta de noite, e aproveitei e falei com ele. :)

Hehehe, a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa... difícil
disso acontecer. Mais impressionante é que esse cara certo ainda
não concluiu sua a graduação, um fenômeno!

> Mechendo, vendo os logs e vendo a nossa estrutura acabamos descobrindo
> que o problema é referencia cruzada entre Data.fs, como nós usamos um
> Data.fs para o portal, e 2 Moint Points dentro, 1 para histórico e 1
> para material, houve, não sei como uma referencia entre arquivos destes
> Moint Points. O Pack usa a classe serialize.py e la dentro
> 'n'(Multi-database reference) é tratada como referencia fraca, e
> ignorada, mas acaba estorando quando se dá um Pack.
> E se eu der um Pack no Data.fs do material, vou ter um PosKeyError e
> perco os objetos do Data.fs histórico.

Eu li a thread do Sid com o J1m... incrível que isso está quebrado
desde sempre! Incrível também como o problema se manifestou em dois
lugares diferentes quase ao mesmo tempo, depois de tantos anos...

> Já foi disparado um e-mail para zope-dev, o Sidnei e o Jim estão vendo
> como tratar isso, talvez ampliando o Pack para que ele possa ser entre
> Data.fs, ou melhorando o produto Mount Point, ou criando um patch de
> correção para essas referencias cruzadas.

É muito possível que o Sid corrija isso ainda no fim de semana, só
para dar mais uma estucadinha no J1m... ;-)

> O fsrecovery.py não faz nada.
> O fsrefs.py acusa mais de 300 obj, quando o problema foi só em 4 obj.

Uma possibilidade é que sejam 300 versões(!) anteriores dos tais 4
objetos, mas dicífil de afirmar...

[]'s

--

Dorneles Treméa