Entendí. Com essa dica do ajax comecei a ter umas idéias.

O que eu quero fazer é basicamente assim:
Tenho um banco de dados com uma tabela de dois campos: Sigla e
Nome-por-extenso. Fiz uma função python que retorna o nome-por-extenso dada
uma sigla. E isso eu gostaria de fazer como se fosse uma "tag dtml" dentro
da página crio no Plone e edito no kupu... Sabe?

Aí escrevo lá algo do tipo uma tag "<troca sigla>", que é substituida por
"Nome-por-extenso"

Será que não há uma maneira mais elegante de se fazer isso? Andei lendo
alguma coisa sobre dtml-methods, mas parece que eles só funcionam dentro de
templates, não é mesmo? Parece que a saída vai ser colocar um ajax...  =)