Se você quer atualizar informações em uma página, buscando-as do servidor,
sem ter que recarregar a página, então a saída é Ajax. Para isso
necessariamente você terá que recorrer a javascript.  Não há como fazer isso
programando page templates, dtml ou python, já que a página roda no browser.

Zénrique.