|Bom dia.
|Pessoal, qual é a visão de mercado que vocês têm sobre o Ruby e Rails?
|Vai pegar? É uma realidade? Bem, o que vocês acham.

 Oi Fred,

 como vc mesmo disse este é um tema off-topic para esta lista.
 Todavia, é razoável supor que todos que tenham interesse em
 Zope/Plone tenham interesse em tecnologias Web. De forma que
 acho que cabe uma resposta aqui.

 Minha opinião pessoal é de que Rails (não Ruby) foi revolucionário
 ao mostrar uma ferramenta que torna a vida do desenvolvedor Web
 mais prática. Fez tanto sucesso que aumentou a visibilidade da
 linguagem Ruby. Ruby como linguagem é interessante, mas faz
 nada que Python não consiga fazer com um esforço equivalente,
 nem tem a mesma maturidade que Python (comunidade, bibliotecas,
 desempenho). De forma que *eu* não me senti *ainda* compelido
 a investir tempo ou sequer migrar para Ruby.

 No plano Rails vs Zope (Plone está uma camada acima), eu acho que
 as propostas e os nichos são um pouco diferentes. É como se estivessem
 em diferentes categorias de boxing: peso-pena e peso-pesado (esses
 nomes são tão gozados!).

 E, nos peso-pena a comunidade Python rapidamente reagiu ao fenômeno
 Rails com *diversos* (esse é o maior problema) web frameworks, entre
 eles: TurboGears, Django, Pylons, etc

 A roda do TG, alguns colegas e eu (entre eles a turma do SERPRO) acabamos
 re-inventando sem querer quase concomitantemente. Mesmo assim, acho que
 o Django [1] é uma resposta mais adequada da comunidade Python para o
 Rails.

 Como a minha caixa-de-ferramentas é baseada em Python, eu naturalmente
 prefiro frameworks baseados em Python.

[1] http://www.djangoproject.com/

Abração,
Senra