Opa Luis Paulo,

> Ainda não consegui sanar este problema... Alguém sabe de algum bom
> material de estudo que fale sobre como trabalhar com estes proxy roles e
> chamadas de scripts python a partir do meu template?
>
> Fiz um script contendo apenas isto:
>
> from Products.CMFPlone import MembershipTool
> return context.listMemberIds(self)
>
> Daí eu teria que chamá-lo do template e alterar o proxy role, correto?

hum... está muito estranho esse script... ao invés de importar
o MembershipTool e não usar ele para nada, tu poderias usar algo
como:

  return context.portal_membership.listMemberIds()

Uma vez que o objeto portal_membership é uma instância da classe
Products.CMFPlone.MembershipTool.MembershipTool.

Além disso, o portal_membership pode ser pego com o getToolByName,
se quiseres.

> Queria saber se tem alguma função já pronta que altere pra mim o proxy
> role de exucucao deste script..

Isso é mais simples do que parece...

Supondo que o seu_script.py já esteja dentro de algum lugar do
diretório skins do seu produto, basta criar um arquivo com o nome
seu_script.py.metadata, no mesmo diretório, contendo:

  [default]
  proxy = Manager

HTH,

--