On 4/30/07, Márcio Koczenski <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Estou no debian etch. Instalei o Zope via "apt-get install zope"
> Deu para perceber que baixou e instalou mas, não inicia digitando no browser
> o caminho referido para abertura do manage.
> Dizem que tem que ser dado um comando via prompt de comando para inicializar
> o serviço. Procurei na net, como não sou muito bom em inglês não achei nada
> esclarecedor. Alguem pode me ajudar com isto?

Márcio,

Você precisa criar uma instância do Zope antes de poder usá-lo.
Para isso existe o script mkzopeinstance.py, que em geral fica em:

/usr/lib/zope-2.x.x/bin/mkzopeinstance.py

Onde x.x é a versão do Zope que no seu caso deve ser 2.9.7, se não me engano.

Para que o debian inicialize sua instância automaticamente, é preciso
criar a instância ou um link para ela em:

/var/lib/zope2.9.7/instance

Então ficaria assim o comando:
/usr/lib/zope-2.9.7/bin/mkzopeinstance.py -d
/var/lib/zope2.9.7/instance/INSTANCIA

Esse script vai te pedir um nome de usuário e senha inicial para
acessar como "Manager" que é o maior privilégio que um usuário pode
ter no Zope e assim a partir dele configurar seu ambiente e outros
usuários.

Depois disso, esse comando deve iniciar sua instância:
# /etc/init.d/zope  start

Se não você também pode tentar isso:
/var/lib/zope2.9.7/instance/INSTANCIA/bin/zopectl start

De qualquer forma essas informações todas (exceto os detalhes do
debian) você encontra no Zope Book 2.7, inclusive como compilar seu
Zope, o que pode ser recomendado em alguns casos:

http://www.plope.com/Books/2_7Edition

--
Rudá Porto Filgueiras
Weimar Consultoria