<delay:viagem>

On 5/10/07, Erico Andrei <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

    Rodrigo, Fábio e amigos das listas,

    On 5/10/07, Rodrigo Castardo <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

    > Bom Osvaldo, essa é uma opnião interessante e pessoal sua, porém como
    > a intenção da Associação é representar a tecnologia (as comunidades, e
    > não a pessoas, alem de outras coisas), o mínimo a ser feito é sim
    > divulgar na comunidade, que existia tal intenção/projeto. E não
    > aparecer com uma coisa pronta, sem consentimento algum de nenhuma das
    > comunidades, e seus participantes, em questão ... no melhor estilo
    > Zagallo.

    Acho que vale lembrar que a idéia de uma entidade que fosse uma
    catalizadora de ações para divulgações das soluções e tecnologias
    relacionadas ao Python não é, e nunca foi, nenhum segredo de estado.

Bom, nao devo ser o único a não saber.

    Apenas como referência cito as primeiras conversas que remontam ao
    FISL 6.0. Conversas que contaram com a presença de muitos desta
    thread.

    Nos últimos meses o que se fez foi a retomada daquele processo, com o
    objetico de ganharmos o mínimo de expressão e conseguirmos fugir do
    modelo: Um abnegado carrega um site/lista/evento nas costas.
    Este processo não envolveu todos os membros das listas pois é
    comprovado que isto não é o meio mais eficaz, mas se for analisado o
    histórico da lista (principalmente a Python Brasil) se verá que o
    Osvaldo já falou deste esforço no meio do segundo semestre do ano
    passado -- ver a thread sobre as autorizações sobre uso de imagem dos
    palestrantes das PyCons.

Para esclarescer, não há questionamento sobre quem fez o que, mas sim
sobre a maneira como as coisas são feitas.

    > Se fazer as coisas isoladamente fosse tão bom assim, a gente deixava
    > de colaborar com os softwares por ai e usava cada um o seu fork.

    Utilizando o mesmo sofisma, suponho que existam vários forks do
    Python, do Zope e do Plone dado que as Fundações foram criadas sem a
    nossa aprovação/consulta. Como não existem, fica claro que a linha
    lógica adotada não se sustenta.

Sim, mas são coisas distintas ... a Zope Foundation foi criada pelos
criados do Zope, a Plone Foundation também, e por ai vai. Mesmo assim
mas não somos um fork de nada, somos a comunidade Python do país.

    > Enfim, acho o caminho inverso, isso já deveria estar pronto na criação
    > da associação. Se vamos criar uma entidade com a intenção de que se
    > torne um órgão institucional, que respalda o uso da tecnologia do
    > nosso país, esse tipo de coisa é premissa básica.

    Este processo é lento e gradual. Vale lembrar que a FSF está no mesmo
    estágio, ou talvez pouco mais avançada, do que nossa Associação.

Vale lembrar também que todos os documentos produzidos são vivos e não
mortos. Ou seja, precisam ser constantemente atualizados/revisados.

    > E para mim a solução já vem com cara de solução caseira, começamos com
    > o pé esquerdo.

    Discordo. Aliás, fazermos da maneira sugerida implicaria em um
    processo ainda menos transparente.

Mais uma vez esclarescendo, não imagino(muito menos sugiro) cada
membro das listas participando de tudo. Óbvio que isso não funciona.

Com relação a transparência, não temos nenhum informação relevante que
seja clara, definida e publicada. E este foi o motivo dos
questionamentos. Entao Érico, falta transparência da mesma forma.
Ainda mais quando se é tão incisivo em relação ao ponto em que,
somente as pessoas já envolvidas no processo farão parte deste.

    > E quando vai ser isso Osvaldo? É necessário alguém com um perfil
    > específico, como um jornalista? Conheço alguns que nos ajudariam com
    > prazer.

    Rodrigo, sem dúvida toda ajuda, desde que voluntária, é extremamente
    bem vinda! Por favor peça para entrarem em contato conosco!

Em um começo sim, mas discordo que todos os trabalhos da Associação
devam ser feitos por voluntários. Vou pedir a ajuda de um amigo
jornalista, digo a ele para entrar em contato.

    > Comentei acima, uma opnião pessoal. Estamos falando da representação
    > de N pessoas, goste ou não (acredite ou não), elas vão sim fazer parte
    > deste processo.

    Sim. Estas pessoas já fazem parte do processo pois estão doando horas
    de trabalho e comprometimento para a Associação. Isto não significa
    que a Associação serão ESTAS pessoas. Como explicado pelo Osvaldo,
    teremos eleições durante a PyCon e membros da diretoria provisória já
    deixaram claro que não prosseguirâo após a realização da PyConBrasil,
    continuando como apoiadores da Associação, mas sem as
    responsabilidades inerentes a cada um dos cargos.

Ressalto mais uma vez que o mais importante é maneira com as coisas
são feitas, e não exatamente por quem,

    > Pra mim mais uma informação que deveria estar definida desde o princípio.

    Para nós também, tanto que durante o V Encontro PZP no FISL eu
    comentei que os mandatos serão de um ano e que esta diretoria se
    retira após a PyConBrasil. Desculpe o Osvaldo por ele não ter colocado
    isto explicitamente no texto dele.

Não desculpo não, pego ele na Pycon =D

    > Promover como? Proteger do que? A missão da Associação deve ser clara,
    > e discutida entre as comunidades.

    Rodrigo, isto parece flame bait. A missão é clara, e está sendo
    discutida com a comunidade, não necessariamente em fórum aberto
    através das listas.

Érico, são apenas questionamentos. Não há pentelhação, meras
provocações e/ou afins nisso. Deixo mais uma vez registrado que não
temos nada contra nenhum dos membros da Board. Não existe flame nisso,
queremos apenas transparência/informação. Ninguém tem, ou tinha, a
menor idéia de quais são as respostas a esse tipo de questionamento
feito. E se vamos ser representados, queremos saber ao menos como
(entre várias outras coisas). Entendo que isso é perfeitamente
natural.

    Deve ficar claro que a escolha de um pequeno grupo de pessoas para dar
    o pontapé inicial ao projeto da Associação não significa que este
    processo foi menos democrático ou menos representativo do que deveria
    ser.

Claro!

    > E quando isto vai acontecer? Seremos informados?

    Sim. Todos serão informados. Inclusive foi por isto que fizemos o
    comunicado no FISL, quando, teoricamente, parte ativa de nossa
    comunidade estaria presente ao encontro. ênfase no parte ativa, dado
    que é impossível termos todos reunidos em um mesmo local. Mesmo a
    PyConBrasil costuma não contar com todos os membros da comunidade.

Nós não conseguimos voar antes e chegamos no fim do encontro :-/

    > Mais uma vez, discordo!

    Sugestão? Por favor se atenha a sugestões realizáveis.

Não "entendi" seu "comentário" ...

    > Manifestaram esse interesse como? Se não foi divulgado em lugar algum?
    > Se estivesse sabendo também manifestaria interesse, e com certeza
    > muitos outros nomes de peso da comunidade Python também. Falo isso,
    > porque vi muitos nomes da comunidade que estão envolvidos diretamente
    > com PZP e poucos nomes da comunidade Python, Django e etc ... se é
    > provisória, menos mal então.

    Sim, isto é algo que pretendemos corrigir com a PyConBrasil deste ano.
    Esperamos presença de Django, TurboGears, Twisted em grande número na
    grade de palestras.Aliás. reforço, mais uma vez o chamado para
    trabalhos.

Ah ... isso é uma informação/intensão importante.

> [...]
    > braços curtos para fazermos coisas básicas como o estatudo da entidade
    > (realidade atual).
    >
    > Se a forma de atuação vai ser baseada em pessoas com tempo livre,
    > corremos o grande risco de criar um nome e não uma entidade que faça o
    > respaldo institucional da tecnologia. E se não houver a intenção de
    > que empresas paguem o salário de algumas pessoas para que a coisa
    > ande, eu me pergunto: "quanto tempo livre tem o pessoal que está
    > montando a associação?". Me lembro de inúmeras vezes ler comentários
    > da maioria dos membros sobre tempo, ou melhor, a falta dele.

    Isto mesmo. Por isto alguns de nós estamos abrindo mão de outras
    atividades para termos dedicação maior na criação da Associação. Pelo
    mesmo motivo esperamos que outros membros da comunidade se disponham a
    pegar o bastão após a PyConBrasil e continuar com o esforço. Pelo
    mesmo motivo teremos regras claras sobre a participação de membros e
    empresas na Associação, assim como já é feito pela PSF, Plone
    Foundation e Zope Foundation.

Não acredito que isto seja suficiente. Por vezes vi projetos onde isto
acontecia, cada pessoa que colaborava abria mão de alguma coisa, no
fim isto custava muito para as pessoas e aos poucos elas se esgotavam.
Mas se houverem pessoas pagas (e não pagas obviamente) para auxiliar a
Associação (alguma coisa como uma anuidade para empresas associadas, e
associados, cobriria os custos) a coisa muda de figura, se houverem
mentores e executores a coisa caminha melhor. Pelo menos pra mim esse
modelo "profissionalizado" (não sei se é bem este o termo), dá a
Associação maior folego. Sacrifícios pessoais não devem ser usados
como arma secreta e sim como auxílio a emergências, no meu modo de
ver.

    > Então, na minha humilde opnião :), isso é um erro. Hoje quando ainda
    > não existe a instituição já somos lentos por falta de tempo dos
    > colaboradores, quando ela existir/crescer será diferente? Acredito que
    > existam pessoas interessadas em ajudar nas nossas listas/comunidades.

    Neste momento trazer mais pessoas, imho, não agrega valor ou torna o
    processo mais dinâmico -- assim como adicionar programadores a um
    projeto não necessariamente o faz ser entregue mais rapidamente -- por
    outro lado a Associação conta com estes obstinados para que assumam
    postos de comando para o período de 2007/2008.

Comentado acima.

    Sem dúvida vários membros da lista querem ajudar/auxiliar/participar e
    isto é fator crucial para o sucesso da Associação pois é preciso esta
    motivação para continuarmos as iniciativas que, até agora, foram
    tocadas de maneira obstinada por poucos.

Bom, como disse no início divulgar/debater isto na comunidade trás
resultados, basta ver quantas pessoas já se voluntariam, de maneira
produtiva, nesta thread. Fechar as coisas desta forma não motiva,
talvez iniba. E pior ainda, talvez faça recair sobre as mesmas pessoas
(abnegados, como você mesmo citou) de sempre, estas responsabilidades
que serão sempre pesadas.

Faço questão também de deixar claro que nós da ThreePointsWeb apoiamos
sim a Associação. E entendemos que se as coisas forem feitas de uma
maneira clara e sensata, temos tudo para alavancar o uso PZP no nosso
país!

Vida longa a APB!

Abraços

</delay:viagem>

    Abs,
    Érico Andrei

    Mensagens neste tópico (0) Responder (através da web) | Adicionar
um novo tópico
    Mensagens
    | Antes de enviar um e-mail para o grupo leia:              |
    | http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AntesDePerguntar  |
    | E se você é usuário do BOL lembre-se de cadastrar o       |
    | e-mail do grupo na lista branca do seu sistema anti-spam. |

--
Castardo
ThreePointsWeb

Responder a