A discussão ta ficando boa. Hora de falar sério...

Bem... a história de cada pessoa descreve suas opniões... isso é fato :-)

Vejamos a minha opnião...

Eu não ficaria admirado se o Interlegis fizesse um fork do Plone (aliás, em
conversas informais, já havia comentado isso com o Jean, diversas vezes).
Quando você está sozinho, com centenas (ou seriam milhares?) de instancias
de "Portal Modelo" rodando com Plone 2.1 (administradas por leigos) e vê o
Plone 3 chegando, bate o desanimo só em pensar em migrar.

Pessoalmente acho que um fork do Plone não seria bom para ninguem a longo
prazo. No entanto, a curto prazo, não tenho visto outra solução senao "ir
tocando o barco adiante" e tentando manter as coisas funcionando (o que não
é oficialmente um fork, mas é como se fosse, pois você se vê obrigado a
manter software "legado" e ainda é visto como "persona non-grata"). IMHO, o
problema principal são as migrações do Plone (visto que se isso não fosse
problema, pq alguém ficaria rodando uma versão antiga sabendo que a mais
nova é melhor?)

Apesar do projeto Plone ter um cuidado especial com migrações (um cuidado
que a maioria dos projetos opensource não tem), sabemos que quando um
software muda, não basta converter código, temos que mudar a forma de pensar
nossas soluções. *Mudar a forma como um desenvolvedor pensa é muito  mais
complicado do que mudar código*. Desde o inicio da adoção de tecnologias
Zope 3 na pilha do Zope 2, tenho sido bem pragmatico na hora de decidir se
vale ou não a pena investir nisso, principalmente por causa dessa questão e
não por causa do "mercado" como provoquei em outra mensagem (muito bem
respondida pelo Ramalho).

Nos ultimos 6 meses fizemos 2 migrações de Plone 2.0 para 2.5 (Câmara dos
Deputados e IDGNow). Numa delas contei com ajuda do Paulo Henrique, na outra
com ajuda do Rudá. Em ambas, tivemos stress. A verdade aqui é que enquanto a
tecnologia muda a passos largos, na pratica, temos a tendencia de nos
acomodarmos e o que mais vemos é sites GRANDES que tem que ser mantidos
funcionando e que tem resistencia a adotar coisas "legais" como tecnologia
Zope 3 e Five, justamente por concordar com esse risco ou simplesmente por
não ter desenvolvedores "gabaritados" para descascar abacaxis desse tamanho.

Eu acho que eu e Rudá podemos dar um tutorial de FIVE na PyConBrasil desse
ano (para tentar quebrar um pouco do gelo). De qualquer forma, ser otimista
e pensar que Five e Zope 3 só tem benefícios é ser um pouco ingenuo. Minha
visão "COBOL" da realidade (leia-se "business-oriented") diz que, apesar dos
geeks acharem que Five e Zope 3 são o máximo, para aqueles que só querem
seus sites rodando, isso não tem muita importancia.

É nossa responsabilidade discutir essas questões para que, gradativamente,
adotemos novas tecnologias sem perder os cabelos.

Certa vez lembro do próprio Alan ter dito que o Plone não deveria sofrer
nenhuma revolução, mas sim evolução. O problema é que o tempo passou, o
Plone evoluiu muito e isso hoje já pode ser visto como uma solução que se
encaminha para ser revolucionariamente diferente do que tinhamos a 1 ano e
meio atrás.

On 5/19/07, Jean Rodrigo Ferri <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

  Rodrigo Senra escreveu:
> [ Ruda Filgueiras ]:
> -----------------------------
>
> E eu discordo que vc discorde hehehe ;o)
> Ou seja, para vc Rudá que é um guru e super bizurado
> em todo o histórico do Zope pode parecer *natural* a
> mesclagem de dois produtos que podem existir sozinhos,
> que competem entre si, e existem em uma versão simbiótica.
> Mas, quando se vai dizer isso para alguém que não faz parte
> da comunidade, isso é encarado como bagunça.

> |"refatorado" gradativamente, ficando cada vez mais limpo e
>
> Não estou dizendo que o Zope2 não precise disso ou que migrar
> [...]

Concordo com o Senra e vou além... Estão acontecendo coisas estranhas
com a plataforma e uma parte da culpa é da nossa comunidade (/me
incluso), que é bastante grande e apesar disso, bastante omissa perante
a comunidade internacional.

Mas antes vamos recapitular... O que é um fork? É o desvio de uma
direção que estava sendo seguida. Um momento de ruptura. Zope 3 é um
fork? Depende...

Do ponto de vista da tecnologia, não, é uma tecnologia totalmente nova
reescrita a partir do zero. Do ponto de vista da seqüência da
plataforma, sim, pois continua a se chamar Zope seguindo em outra direção.

O paradoxo aí está no fato de que, sendo fork ou não, o Zope 3 foi
incorporado ao Zope 2 como um produto (Five) e o Zope 2 segue seu
caminho. Se o Zope 3 tivesse outro nome, por ser outra tecnologia, isso
não seria tão extravagante e poderia substituir as partes simbióticas do
Zope 2 numa boa.

* Não mudar o nome do software é um erro grotesco! *

O Plone está a cada nova versão utilizando mais Zope 3, adicionando mais
uma enorme camada na pilha tecnológica que já não é pequena. Com essas
mudanças o Plone está quebrando tanta coisa pelo caminho que desestimula
os desenvolvedores a manterem seus softwares ou escreverem novos,
sabendo que vai quebrar (ou ser destruído) alí na frente.

É muito chato ficar reaprendendo mecanismos e conceitos para fazer seu
software funcionar na próxima versão. E como o Senra citou, não quero
nem pensar *hoje* em ter que ensinar isso tudo para as pessoas.

* Adicionar mais um trombolho do tamanho do Zope 3 na pilha do Plone é
um erro grotesco! *

O Plone não é Zope 3 e tenho dúvidas se será. Na minha opinião, se o
Plone quer ser Zope 3 para aproveitar todo o seu potencial de
desenvolvimento, deveria ser um fork reconstruído sobre o Zope 3. Já que
vai quebrar que quebre tudo de uma vez e deixe as pessoas que querem
seguir usando-o como CMS em paz.

O Plone é um excelente CMS, um dos melhores existentes e deveria assumir
que é um CMS, deixando a parte de sistemas para plataformas mais
adequadas, como Zope 3, Django, TurboGears, etc., integrando-se a elas,
mantendo todo o seu potencial de CMS, extensão, customização, etc., que
tanto cativa usuários, e concentrando energia em resolver os problemas.

* Não fazer um fork do Plone para uma plataforma de desenvolvimento que
está assumindo uma direção completamente diferente (enquanto plataforma
de desenvolvimento) é um erro grotesco! *

E porque temos culpa nesses "erros grotescos" que estão sendo cometidos?
Porque não discutimos essas coisas aqui e principalmente porque não
discutimos isso lá fora (comunidade internacional) onde estão tomando
essas decisões.

Eu já pensei várias vezes em "puxar" um fork do Plone a partir do
momento em que ele começou a mudar radicalmente seu rumo (Plone 2.5), ou
seja, do Plone 2.1, acrescentando as melhorias obtidas nas novas
versões, porém de maneira mais suave e sem Zope 3. Mas confesso que
cansei só de pensar... :)

Até tentei algumas pequenas investidas nas listas internacionais,
experimentando e defendendo algumas dessas idéias acima, mas obtive um
ressoante: Shut up your little bastard!

* Desistir antes de tentar é um erro grotesco! * ;-)

Nos restam algumas opções como: aceitar as mudanças; fazer um fork;
mudar de tecnologia; ou participar mais influenciando as decisões dos
caras do hemisfério norte que estão querendo ganhar dinheiro e não estão
preocupados com os caras do hemisfério sul, pois aqui eles não ganham
dinheiro... =)

Claro que isso é o que *eu* penso, fiquem livres para discordar... ;-)

Abraço,

--
Jean Ferri

--